Calendário Esportivo 2020

16/09/2020

A Federação Paulista de Golfe divulgou nesta terça-feira, 15 de setembro, o calendário da entidade para o restante de 2020. Os torneios estavam suspensos desde meados março por causa da pandemia e só puderam ser remarcadas agora que as competições de golfe foram liberadas pelo Centro de Contingência ao Covid-19 do Governo do Estado, com todas as regiões paulistas tendo progredido para a fase amarela do Plano São Paulo de combate ao novo Coronavírus.

O destaque deste final de ano é o Honda Classic - 71º Campeonato Aberto do Estado São Paulo, um dos maiores e mais importantes do golfe brasileiro, que será jogado de 9 a 11 de outubro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Este será o primeiro de cinco abertos deste final de temporada, todos valendo para os rankings paulista masculinos e femininos, scratch e por handicap índex, que servirão ainda para definir os jogadores que irão disputar a classificação para o Campeonato Latino-americano de Golfe de 2021

Veja o calendário completo

Os demais Abertos são, pela ordem, o Aberto do Sapezal Golfe Clube - FPG, dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Indaiatuba (SP); o Honda Open - Aberto do Ipê Golf Clube, dias 7 e 8 de novembro, em Ribeirão Preto (SP); o Honda Open - Aberto do Arujá Golf Clube, dias 21 e 22 de novembro, em Arujá (SP); e o Aberto do Lago Azul Golfe Clube, dias 28 e 29 de novembro, em Araçoiaba da Serra (SP), todos eles incluindo competições masculinas e femininas.

Interclubes e Juvenis - As mulheres terão ainda as três etapas da Taça Escudo 2020, equivalente ao interclubes feminino com handicap do estado de São Paulo, a maior competição para mulheres do gênero no Brasil e uma das mais tradicionais do país, com 44 edições já disputadas. Também será concluído o Interclubes Masculino com Handicap Índex de SP, com a disputa de mais cinco rodadas classificatórias (uma já foi jogada em fevereiro), além dos jogos de match play semifinais e finais de ida e volta, que definirão o clube campeão da maior competição do Brasil em duração e número de participantes.

Os juvenis também terão um final de ano agitado, com a disputa de mais cinco torneios, sendo três deles em paralelo com rodadas duplas do Tour de Primavera do Brasil Kids Golf Tour, Será jogado ainda o Campeonato Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, de 9 a 11 de dezembro, fechando a temporada juvenil. Os kids terão ainda uma competição internacional, o South American Championship 2020, de 6 a 8 de novembro, no Campo Olímpico e no Itanhangá, no Rio de Janeiro.

Seniores e Profissionais - Os pré-seniores (40 a 54 anos) e seniores (50 anos ou mais), também voltam com força total, com cinco torneios da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) previstos para deste final de ano, dois deles já marcados, no Terras de São José GC e no Arujá GC. Esses torneios valem para os rankings da FPG dessas categorias. Também contam pontos para os rankings pré-sênior e sênior, essas categorias nos cinco Abertos que serão jogados até novembro.

Os profissionais já estão garantidos no Aberto do Estado de SP, com uma competição para 15 convidados, e terão ainda sua mais bem paga competição do ano, o Torneio Casa da Paz, de 2 a 4 de dezembro, no Terras de São José, que costuma atrair profissionais de todo o continente.

Circuito Honda - Haverá ainda a estreia do Circuito Honda Golf Center, com três competições, de setembro a novembro, no campo executivo do centro esportivo da FPG, ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Essas competições, bem como os quatro torneios Honda da temporada (Bandeirantes, jogado em março, Aberto do Estado, Ipê e Arujá) terão uma premiação à parte.

A temporada 2020 terminará oficialmente no dia 19 de dezembro, com o Torneio de Encerramento da Temporada FPG 2020, no Sapezal Golfe Clube, o campo oficial da FPG.