Interclubes: CaGC vence rodada no São Fernando e sobe para 4º do ranking

24/06/2021

Mesmo colocando em campo apenas três jogadores, o Campinas Golf Center venceu a quarta das oito rodadas da fase de classificação do 9º Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo, disputada desta quinta-feira, 23 de junho, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). A vitória foi comandada por Jonathas Cortez da Silva, que fez um resultado excepcional para um golfista que se apresentou com handicap 14, ao somar 62 (28-34) tacadas, nove abaixo do par, e terminar com seis de vantagem sobre o vice-campeão individual da etapa.

Alexandre Augusto Bafero jogou 74 para fazer o segundo resultado válido do Campinas Golf Center, que venceu a rodada com 136 tacadas e quatro de vantagem sobre o time vice-campeão. Julierme Fernandes de Sousa completou a equipe, com 75 tacadas. Com os 20 pontos da vitória, o Campinas Golf Center, que não vinha fazendo um bom campeonato, saltou do oitavo para o quinto lugar do ranking da competição que irá classificar os oito primeiros colocados (G8) para a chave da fase decisiva, que terá jogos eliminatórios a partir das quartas de final.

G8 - Dois times entraram para o G8 na rodada que completou nesta quarta-feira a metade da fase de classificação: o Sapezal, terceiro colocado da rodada, que somou 12 pontos e saltou do nono para o sexto lugar empatado do ranking; e o Arujá Golf Clube, vice-campeã do dia, que somou 15 pontos e subiu do 11º para o oitavo lugar do ranking.

O Sapezal contou com as 68 tacadas (-3) de Antonio Loureiro de Moraes, vice-campeão individual da rodada, e com as 73 (+2) tacadas de Celio Kanesaki, para somar 141, uma abaixo. Completaram o time Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), com 75, e Christian Fulford, com 76. Já o Arujá, que somou uma tacada a menos (140), para ser vice, pontuou com Leandro Metzner e Antonio Ferreira Filho, que somaram 70 tacadas cada (-1), num dia em que apenas oito dos 65 jogadores conseguiram quebrar o par do campo.

Destaques - O Clube de Campo foi o quarto colocado da etapa, com 143 tacadas, pontuando com Eduardo Chaves (69) e Cássio Filizola (74). Em quinto, com 145, ficou o Japy, que marcou seus primeiros oito pontos no torneio com Bruno Reiss (70) e Flávio Costa (75). Em sexto, com 159 tacadas, ficou o Guarapiranga, com Osmar Vieira (70) e Yang Chig ou Jaime Chung (80 tacadas cada). O Clube de Golfe de Campinas também somou 150, com Heitor Matos (72) e João Tomazeli (78), mas ficou em sétimo pelo critério de desempate, o melhor descarte, já que o terceiro jogador do time, Denis Cho, jogou 81 (contra 80 do Guarapiranga).

Também foi preciso recorrer aos critérios de desempate para definir do oitavo ao 11º lugar, depois que quatro times empataram com 151 tacadas. Três deles pontuaram, mas o último ficou sem pontos na rodada. Quem se deu melhor foi o São Fernando, oitavo colocado com Yuji Oiwa (75) e Alexandre dos Santos (76), além dos dois melhores jogadores no desempate, Sergio Cimerman e João Migotto, que jogaram 77 tacadas cada. Já o Imperial ficou com o nono lugar Ivair Carlos Tadei (75) e Vanderlei dos Santos (76), além de Robson Segalla (81) e Etore Silva (83).

Desempate - O décimo e último lugar a pontuar foi para o São Paulo Golf Club, com Tarek Farahat (73) e Claudio Pedone (78). Frank Wisbrun (81) e Rodolfo Santos (87), pontuaram para o desempate. Já a Associação Esportiva São José somou 151, com José Atílio Gazola (69) e Gilberto Cardoso (82), mas ficou em sem pontos com os piores resultados nos critérios de desempate: Jarbas Lacerda de Lima (87) e Walter Ariyoshi (87).